quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Resenha do livro O menino do pijama listrado:

  O menino do pijama listrado não é só mais um livro relatando a segunda guerra mundial. Nele, encontramos Bruno, um menino de nove anos que mora em Berlim em pleno 1943, sem imaginar que está no meio de uma guerra. Parecia mais um dia normal em sua vida quando descobre que ele e toda sua família irão se mudar por causa do trabalho do pai, um comandante. Agora irá deixar a sua vida maravilhosa, seus amigos e sua ótima casa para morar em um lugar durante um futuro previsível. Logo de cara ele não gosta do lugar; totalmente isolado e sem amigos por perto, mas ele aprende a gostar de lá após encontrar um cerca, mais especificamente o que se encontra do outro lado dela.
   A trama traz um olhar diferente sobre a guerra, o olhar de uma criança e toda sua ingenuidade. Boyne apresenta os impactos de uma guerra na vida das pessoas. Pode-se observar na narração em 3ª pessoa, que é voltada para o ponto de vista de Bruno, repetições de fatos e mudanças, talvez para representar os pensamentos infantis e marcar a passagem de tempo da história.
  O menino do pijama listrado é um dos dois livro juvenis de John Boyne. Dentre as suas dezenas de obras, existem pontos que se repetem. O autor possui a maioria dos seus livros com protagonistas crianças ou jovens em épocas passadas e na Europa, provavelmente pelo fato de ser irlandês; também gosta de abordar assuntos como guerras e fugas além de temas tristes e chocantes.
  Sua narrativa pelo menos neste livro é um pouco arrastada no começo, mas depois que você engata na história esta te prende até termina-la.
  Enfim, é um livro indicado a todos que gostam de emoção e apreciam leituras bem mais profundas e que vão além do que está escrito.



" "Ah, erros incontáveis", explicou Bruno. "O problema da exploração é que você precisa saber se aquilo que encontrou valeu a pena ser encontrado. Algumas coisas estão lá, cuidando da própria vida, esperando para serem descobertas. Como a América. Outras coisas é melhor que deixemos em paz. Como um rato morto no fundo do armário."." -página 102.

 
 
 
 
Livro: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte (Brasil)
Páginas: 192.
 
 
Espero que gostem e beijos!
 
 



6 comentários:

  1. Ah pouco tempo estava pensando nesse livro,e apesar de não ser um dos meus favoritos devo admitir que o olhar de Bruno sobre a Segunda Guerra Mundial é interessante, mais uma vez você conseguiu exemplificar tudo o que o livro transmite de forma clara,parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Vi o filme na escola antes de ler o livro pra um trabalho, mas só a temática já dá aquela vontade de ler esse livro. Obrigado pela indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda não leu deveria pois é uma leitura muito boa!

      Excluir
  3. Uma coisa interessante sobre esse livro é que o leitor leva um tempo pra saber o contexto em que está por causa da forma como é narrado. Eu gosto muito disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas infelizmente não pude desfrutar disso pois assisti o filme antes de ler :(

      Excluir